Site icon SAP News TL

Conclave : Oração, Tradição, Arte, Emoção & Expectativa

Imagem : Cardinais em Capela Sistina Vaticano, 07/05/2025. Foto : Vatican News

SAPNewsTL : Fé, oração, tradição, arte, emoção e expectativa reveja as mais significativas imagens do juramento dos cardeais antes da fórmula “Extra omnes” e o início do Conclave, um evento de rara beleza que está concentrando no Vaticano a atenção mundial.

Antes de Juramento, Durante Cardeal Giovanni Battista Re, a Missa Pro Eligendo Romano Pontifice que preparou espiritualmente o Colégio Cardinalício para a eleição do novo Sucessor de Pedro, Giovanni disse que o amor é a única força capaz de mudar o mundomundo, que seja elege o novo pontífice romano que a igreja e humanidade precisam.

Ao refletir sobre o Evangelho proclamado na liturgia, o cardeal concentrou sua meditação na mensagem central da Última Ceia: “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 15,13), e destacou que este ensinamento de Jesus é o verdadeiro distintivo da fé cristã:

“O amor que Jesus revela não conhece limites e deve caracterizar os pensamentos e ações de todos os seus discípulos, que devem sempre demonstrar amor autêntico em seu comportamento e empenhar-se na construção de uma nova civilização — aquela que Paulo VI chamou de ‘civilização do amor’. O amor é a única força capaz de mudar o mundo.”Disse Cardeal Giovanni Battista Re em Basilica São Pedro Vaticano, 07/05/2025. Citou Vatican News

Referindo-se à qualidade fundamental dos pastores — o amor até a entrega total de si mesmos — o Decano afirmou que, nos textos litúrgicos da celebração eucarística, lê-se o convite ao amor fraterno, à ajuda recíproca e ao empenho em favor da comunhão eclesial e da fraternidade humana universal:

“Entre as tarefas de cada Sucessor de Pedro está a de promover a comunhão. Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a união entre as pessoas, os povos e as culturas — sempre com o objetivo de que a Igreja seja ‘casa e escola de comunhão’.”

“A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas, mas é sempre o Apóstolo Pedro que retorna”, afirmou Re, reiterando que o Papa “é a rocha sobre a qual a Igreja é edificada”. Referindo-se ao local onde os cardeais expressarão seu voto, o Decano destacou:

“Nas horas da grande decisão através do voto, a imagem imponente de Cristo Juiz, pintada por Michelangelo, lembrará a cada um a grande responsabilidade de colocar as ‘chaves supremas’ nas mãos certas.”

Jornalista : Marciana da Conceição

Exit mobile version