SAPNewsTL, Portugal – O Primeiro-Ministro Portugál Luís Montenegro declarou que o acordo de cooperação que assinado entre Timor-Leste e Portugal para 2024-2028, Portugal prevê um apoio financeiro com 75 milhões de euros.
Segundo notícia que o SAPNews acedeu através do Notícia ao Minuto adianta que o Governo português assinou um acordo de cooperação entre Luís Montenegro e Xanana Gusmão na residência de São Bento para apoiar um orçamento de 75 milhões de euros para Timor-Leste.
Este apoio tem os mesmos objectivos dos apoios anteriores, incluindo ajudar a desenvolver a cooperação entre os dois países na educação e ensino da língua portuguesa.
“É um reforço que Portugal desenvolveu para ajudar Timor-Leste nas várias conquistas que construíram um Estado novo, moderno e eficiente, em termos de serviços prestados ao povo”. O primeiro-ministro português, Luis Montenegro, disse em Portugal, 15/10/2024.
O Primeiro-Ministro português anunciou ainda que, em junho de 2025, irá realizar uma visita oficial ao Estado de Timor-Leste bazeando o convite do Primeiro-Ministro Kayrala Xanana Gusmão.
“Em junho de 2025 irei visitar Timor-Leste, so mesmo se algum acontecimento em imprevisto o impossibilitar, este deslocação não acontecerá”, afirmou.
Luís Montenegro afirmou que os acordos assinados com Timor-Leste reflectem “a relação inquebrantável de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países” Ele enfatizou
Citando também o Montenegro sobre o processo de luta pela independência de Timor em 1974-1999, o Primeiro-Ministro sublinhou que a luta que se prolongou até 1999 – ano da independência, “demonstração de que as causas grandes que mobilizar homens e os povos são imortais e o maior serviço que podemos prestar humanidade.”
O Primeiro-Ministro disse que as imagens do massacre de Santa Cruz, em Timor-Leste, a 12 de Novembro de 1991, não “saíram da memória”, e disse que “sentido em Portugal como se estivéssemos lá”.
“tive uma juventude que acompanhou toda a luta que o povo timorense fez, muitas vezes liderado pela sua coragem e contra todas as adversidades, emocionante que sentiram, hoje estão aqui e, podemos fazer reuniões de trabalho para materializar nos acordos que estão assinados” , acrescentou.
Montenegro agradeceu ainda ao Governo timorense o apoio financeiro de 2,5 milhões de dólares disponibilizado para combater o grande incêndio na Madeira este.
“É de facto impactante, porque fez com que mesmo de longe estivessem connosco naquele momento”, justifica.
Entretanto, foi assinado hoje o Programa Estratégico de Cooperação para o período 2024-2028 incluiu outros dois acordos, como a reabilitação de património e infraestruturas.
O novo Programa Estratégico de Cooperação para o período 2024-2028 vai apostar em cinco áreas prioritárias: Desenvolvimento Humano, Estado de Direito e Boa Governação, Administração Pública, Finanças Públicas e Economia, Juventude e Emprego, Sustentabilidade dos Oceanos e Infraestruturas.
Jornalista: Marciana da Conceição