SAPNewsTL, Díli – Timor-Leste e a República Socialista do Vietname assinaram mais um acordo de isenção de vistos para passaportes de trabalho e diplomáticos, este acordo é o princípio da adesão de Timor-Leste à organização regional Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN ).
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Bendito Freitas, disse que Timor-Leste e o Vietname celebraram um acordo sobre a isenção de vistos de trabalho e de passaportes diplomáticos, porque considera o acordo como o princípio da adesão de Timor-Leste à ASEAN.
“No processo desta reunião terminou também com a assinatura de um acordo sobre a isenção de vistos para passaportes de trabalho e passaportes diplomáticos, este é um princípio que a adesão de Timor-Leste à ASEAN, países da ASEAN acordámos em acordo de isenção de vistos para serviços e diplomáticos passaportes, ao mesmo tempo que tratará da isenção para passaportes comuns, esperamos que a cooperação bilateral entre Timor-Leste e o Vietname possa ser mais forte”, Disse Bendito dos Santos Freitas, sexta-feira (08/02/2024).
MNEK acrescentou Bendito Freitas, a reunião destacou também o mecanismo de valores e princípios de cooperação que o Vietname pode ajudar na adesão de Timor-Leste à ASEAN.
O Vietname aprecia também os muitos sucessos de Timor-Leste ao tornar-se membro de pleno direito da ASEAN, incluindo a Organização Mundial do Comércio (OMC).
“Mais importante ainda, hoje o nosso Presidente da República também pediu ao Vietname para estabelecer uma embaixada em Timor-Leste, porque colocámos as nossas embaixadas em todos os países da ASEAN, agora o Vietname também coloca a sua embaixada em Timor-Leste, neste momento. O Embaixador Vietnam que cobre Timor-Leste é residente em Jacarta”, informou Bendito dos Santos Freitas.
O acordo sobre a isenção de vistos de trabalho e passaportes diplomáticos entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito dos Santos Freitas e o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietname, Do Hung Viet, foi testemunhado pelo Presidente da República, José Ramos-Horta e o seu homólogo Presidente da República do Vietname, To Lam.
Jornalista: João Marito