SAPNewsTL, Díli – Relacionado com a visita de Sua Santidade o Papa Francisco de 09 a 11 de Setembro, o Primeiro-Ministro Kayrala Xanana Gusmão declarou Timor-Leste preparado para o Santo Padre na segunda-feira da próxima semana
“O Papa está agora em Jacarta, vai continuar para a Papua Nova Guiné, depois virá para Timor-Leste, por isso, por favor, estamos todos preparados para receber o Papa Francisco”. Primeiro-Ministro Kayrala Xanana Gusmão disse aos jornalistas no Palácio Presidencial Nicolau Lobato, 05/09/2024
O Chefe do Governo pediu aos jovens que se sentassem calmamente para que a visita do Papa Francisco fosse um sucesso e contribuir para a paz porque demonstrou que Timor-Leste é um país democrático e um exemplo para o mundo.
“Por isso, mais uma vez apelo aos jovens para que mostremos ao mundo que somos um país que não tem violência, quer a paz e o desenvolvimento, que nos esforçamos por desenvolver a vida das pessoas”. Primeiro-Ministro Kayrala Xanana disse
O Chefe do Governo disse ter visto os locais onde os peregrinos ficarão para se prepararem e participarem na grande missa que será presidida pelo Santo Padre Papa Francisco em Tasi-Tolu.
Anteriormente, o Secretário de Estado das Comunicações Sociais, Espedito Dias Ximenes, informou que até à data a comissão registou cento e sessenta e quatro mil, setecentos e setenta e sete (164.777) peregrinos de catorze (14) municípios.
“Há 164.777 peregrinos registados, compostos por Município de Lautém 5.503, Baukau 13.702, Viqueque 6.530, Manufahi 3.850, Aileu 7.500, Bobonaro 7.805, Ermera 314, Likisa 138. 12.400, Ainaru 9.322, Covalima 4,35 6, Díli 67.994, Ataúro 1.300 e Oe- Região Administrativa Especial de Cusse Ambeno (RAEOA) 2.344”. disse o Secretário de Estado das Comunicações Sociais, Espedito Dias Ximenes, aos jornalistas da Nunciatura Apostólica Motael Díli, 03/09/2024
O Secretário de Estado disse que o número total de missas Tasi-Tolu registadas não inclui aquelas que começaram a registar-se de 1 a 3 de Setembro, incluindo os peregrinos que vieram do estrangeiro.
Os peregrinos do leste acamparão na zona de Acanuno Hera, de Rai-Klaran terão como destino a zona de Kasnafar, e do oeste ficarão na zona de Tibar, estes locais foram preparados para os peregrinos.
Em relação aos cristãos que não se inscrevem, Espedito Dias Ximenes declarou que os cristãos que não se inscrevem podem participar, é importante cumprir as regras.
“Quem não se inscrever pode participar na missa em Tasi-Tolu, o seu lugar é preparado à parte, ficam à beira da estrada, perto da praia. Ele disse.
Recorde-se que os seis locais que Sua Santidade o Papa Francisco irá visitar são a Nunciatura de Motael, o Palácio Presidencial de Nicolau Lobato, o Orfanato da Madre Alma Pantai-Kelapa, a Igreja Catedral Metropolitana de Díli, Tasi-Tolu, e o Centro de Consciência de Díli (CCD), prosseguirá então a sua visita apostólica a Singapura e regressará ao Vaticano.
Jornalistas: Marciana da Conceição e Conzita Mota