Leão XIV : “A Obediência é uma Escola de Liberdade no Amor”.

Imagem : Papa Leão XIV recebeu os Missionários do Preciosíssimo Sangue em Vaticano, 18/09/2025. Foto : Vatican News
SAP News TL, Vaticano : Durante recebeu os Missionários do Preciosíssimo Sangue, a Sociedade de Maria (Maristas), os Frades Franciscanos da Imaculada e as Ursulinas de Maria Imaculada, Leão XIV destacou que “o valor fundamental, na consagração religiosa, da obediência como ato de amor.
O Papa destacou alguns aspectos comuns a todos, sendo um deles a importância “da vida em comum, como lugar de santificação e fonte de inspiração, testemunho e força no apostolado”.
“Hoje, falar de obediência não está muito na moda: é vista como uma renúncia à própria liberdade. Mas não é assim. A obediência, em seu significado mais profundo de escuta ativa e generosa do outro, é um grande ato de amor pelo qual se aceita morrer para si mesmo para que o irmão ou a irmã possa crescer e viver.
“A obediência é uma escola de liberdade no amor”, sublinhou Leão XIV em Vaticano, 18/09/2025. Citou Vatican News
O último aspecto foi “a atenção aos sinais dos tempos”. “Sem esse olhar aberto e atento às reais necessidades dos irmãos, nenhuma de suas Congregações teria nascido.”
Por isso, é importante para vocês trabalharem na memória viva desses inícios corajosos, não no sentido de “fazer arqueologia ou cultivar saudades inúteis, mas sim de repercorrer o caminho das gerações passadas para captar nele a centelha inspiradora.