𝗣𝗥 𝗥𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗥𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲𝘂 𝗧𝗶𝘁𝘂𝗹𝗼 𝗗𝗼𝘂𝘁𝗼𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗛𝗼𝗻𝗼𝗿𝗶𝘀 𝗖𝗮𝘂𝘀𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗨𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗶𝗻𝗵𝗼

Imajem : Presidente República José Manuel Ramos Horta recebeu título doutoramento honoris em Universidade do Minho, Portugal,07/10/2025. Foto : Média UMinho

SAP News TL, Portugal : A Universidade do Minho (UMinho) atribuiu o título de Doutoramento Honoris Causa ao Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Dr. José Ramos-Horta, reconhecendo assim o seu contributo notável nas áreas dos direitos humanos, da luta pela independência e da promoção da paz internacional.

A cerimónia de atribuição realizou-se no campus da UMinho, assinalando um momento importante nas relações académicas entre a instituição portuguesa e Timor-Leste.

Numa mensagem pública, o Reitor da UMinho afirmou que é uma grande honra receber o Dr. José Ramos-Horta como parte da “família académica da UMinho”, destacando a sua liderança inspiradora na defesa dos direitos humanos e da autodeterminação dos povos.

José Ramos-Horta é considerado um homem de causas, defensor intransigente da liberdade, da justiça e da dignidade humana. Ao longo de várias décadas, a sua luta constante tem servido como uma “luz” para o povo timorense e para outras nações que aspiram alcançar a independência, a paz e a democracia.

Causa ao Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Dr. José Ramos-Horta, reconhecendo assim o seu contributo notável nas áreas dos direitos humanos, da luta pela independência e da promoção da paz internacional.

A cerimónia de atribuição realizou-se no campus da UMinho, assinalando um momento importante nas relações académicas entre a instituição portuguesa e Timor-Leste.

Numa mensagem pública, o Reitor da UMinho afirmou que é uma grande honra receber o Dr. José Ramos-Horta como parte da “família académica da UMinho”, destacando a sua liderança inspiradora na defesa dos direitos humanos e da autodeterminação dos povos.

José Ramos-Horta é considerado um homem de causas, defensor intransigente da liberdade, da justiça e da dignidade humana. Ao longo de várias décadas, a sua luta constante tem servido como uma “luz” para o povo timorense e para outras nações que aspiram alcançar a independência, a paz e a democracia.

A Universidade do Minho (abreviado como UMinho ou UM) é uma instituição pública de ensino superior fundada em 1973 na cidade de Braga (Portugal), integrando-se no grupo das “Novas Universidades” (que alteraram o panorama do ensino superior no país), iniciando as suas atividades académicas em 1975/76.

A universidade é governada por uma reitoria, composta por um reitor, um conselho geral, e cinco unidades internas, que agrupam por áreas de intervenção as várias entidades internas. As instalações da Universidade do Minho estão divididas pelas cidades de Braga e Guimarães onde se encontram 21 mil estudantes em 2025.

Antes de recebeu este título de Doutoramento Honoris, Presidente República Democrática Timor-Leste, José Ramos Horta sublinhou alguns progressos que alcançar durante mandato como ;

Economia Cresce

Dados do Banco Central Timorense divulgados há dias:

Em 2025 a economia cresce em 4,4%. Em 2024 a economia cresceu 4,1%. A inflação até Junho é 0,1 % e poderá estabilizar em 0,5% o resto do ano.

Em 2024 era 2.1 %. Depositos no sistema bancário até Junho 2025: 1.736 biliões.

O FUNDO SOBERANO

Em 2009 Xanana, Primeiro-Ministro, ordenou a reformulação das aplicações do nosso fundo soberano, diversificando a aplicação que em 10 anos resultou em $11.2 bilioes de retorno.

Em 2024 o retorno dos investimentos foi de USD 1.223 milhar de milhão. O retorno anual em 2024 foi 7.26% e até Junho 2025 está em 6.19%.

O fundo soberano Timorense é investido em US Treasury Bonds, Developed Markets Bonds, e no mercado de acções de médio e baixo risco.

Foi o governo AMP de 2007 chefiado por Xanana que iniciou as grandes obras de expansão da rede de estradas, electrificação que hoje cobre mais de 96% do território nacional, o moderno e automatizado porto de Tibar….o audacioso programa de desenvolvimento do capital humano que levou centenas de jovens timorenses a frequentar ciências e tecnologia nas melhores universidades da Ásia, Austrália, Portugal, etc.

A conectividade do país por cabo submarino está em fase avançada.

VITÓRIA: FRONTEIRA MARÍTIMA, LINHA MEDIANA

Xanana acreditou na justeza da nossa reivindicação de uma fronteira maritima assente no Tratado de Direito do Mar, Linha Mediana, estudou o dossier, mobilizou o melhor team de juristas nacionais e internacionais.

Seguiram-se anos de negociações intensas e em 2018 o Tratado da Fronteira Maritima Entre a Austrália e Timor-Leste, linha mediana, foi assinado em Nova Iorque.

Timor Gap, empresa petrolifera timorense, está em meticulosas negociações com a Joint Ventures no Projeto Sunrise/Tasi-Mane, para a concretização do desenvolvimento de Sunrise com um gazoduto para a costa sul, criando clusters industriais e infraestruturas estratégicas.

Dois outros projetos de petróleo e gaz de dimensão mais modestas estão em vésperas de assinatura e execução, podendo produzir receitas em 2 a 5 anos.

Investimentos privados nacionais e internacionais estão em pleno curso. Empresários nacionais têm investido em vários imobiliários modernos, resorts, residenciais e hotéis de cinco estrelas, sendo a salientar o complexo Timor Plaza que continua a expandir, os hoteis 5***** Dili Palm Springs, JWorld, JVillas, City 8, que se juntam a varios outros hoteis, resorts e edifícios em Dili de 4 e 5 estrelas. Uma unidade hoteleira e residencial Marina Square de 23 pisos está em construção acelerada.

Outro hotel de cinco estrelas está planeado em terreno concedido a um grupo indonésio que incluirá um Centro de Convenções.

Outro grupo indonésio adquiriu terreno para criação de gado na região de Suai para exportação de carne para a Indonésia.

Acordos especiais no sector agrícola foram celebrados com a China e o Japão e já estão em plena execução para aumentar a produção agrícola e assegurar autossuficiência.

Um edifício de escritórios de 19 pisos da empresa portuguesa ENSUL dirigida pelo Comendador António Couto, construída com a mais avançada tecnologia está em fase final.

Decorrem negociações entre a empresa e o governo para uma possível compra do edifício e subsequentemente o aluguer para o crescendo de instalação de Embaixadas em Timor-Leste.

Foco em turismo sustentável, cruzeiros, intercâmbio cultural e turismo ecológico como motor de desenvolvimento.

A modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Díli vai arrancar dentro de semanas.

A MAIOR BIODIVERSIDADE DO MUNDO

Atauro, a norte de Díli, a capital de Timor-Leste, com 23km de extensão e menos de 10,000 habitantes, já é procurado por mergulhadores internacionais.

Timor-Leste, parte do Triângulo de Coral, bate o recorde anterior de Raja Ampat em Papua que regista 216 espécies de peixes.

As águas em torno da ilha de Ataúro, em Timor-Leste, têm a maior biodiversidade do mundo, são conclusões da Conservation International. 642 espécies diferentes encontradas nas águas da ilha de Atauro. Investigadores analisaram dez locais na ilha e encontraram uma média de 253 espécies de peixes em cada local. No total, os investigadores encontraram 642 espécies diferentes naquelas águas.

Num dos locais analisados, chegaram mesmo a descobrir 314 espécies diferentes — algumas delas poderão ser totalmente novas, e outras são muito raras.

A equipa, experiente no estudo dos recifes de coral, ficou surpreendida com a biodiversidade do local. “O meu colega Gerry Allen e eu já fizemos mais de 10 mil mergulhos, entre os dois, na zona do Triângulo de Coral, por isso estamos habituados a locais com alta diversidade. Mas a ilha de Ataúro mostrou-se excecionalmente rica”, confessou o investigador Mark Erdmann ao jornal britânico Guardian.

De acordo com o cientista, dos dez locais explorados, três apresentavam mais de 300 espécies diferentes, o que é sinal de elevada biodiversidade. “Usámos esta técnica em mais de mil lugares nos oceanos Índico e Pacífico, e os únicos locais que ultrapassaram as 300 espécies estão na região entre as províncias da Celebes Setentrional e da Papua Ocidental, uma área conhecida por ser o epicentro da biodiversidade dos peixes de recife de coral”, explica Erdmann.

Hoteis Centro de Convenções, Aeroporto Moderno

O governo já apresentou o design para o desenvolvimento de toda a área maritima Dili, centrado no antigo porto de Dili, com a construção de um Centro de Convenções moderno com capacidade para receber 17 mil pessoas. O desenvolvimento vai estender-se com um jardim de 2 kms de extensão a ser construído pela China.

Toda a orla marítima para leste do porto já está a beneficiar de obras de infraestruturas e de embelezamento.

Estaleiros de construção naval

Uma das maiores empresas Japonesas de construcao naval – Tsuneishi Shipbuilding HQ in Fukuyama, Hiroshima – iniciou os procedimentos necessários para a instalação de um moderno estaleiro naval tecnologicamente avançado, bem como de infraestruturas complementares, incluindo uma escola e um hospital, na foz da Ribeira de Lacló, no Município de Manatuto.

Simultaneamente, o primeiro grupo de timorenses já está a receber formação especializada no Japão. Outros mais estão a receber formação em Dili. Os estaleiros estarão prontos em finais de 2026

Quando plenamente operacional em 2027-2028, o projeto vai empregar cerca de 4.000 trabalhadores, com uma capacidade de produção estimada entre 10 a 12 navios por ano, prevendo-se o lançamento do primeiro navio em 2028.

Com este estaleiro, Timor-Leste terá a possibilidade de competir no mercado internacional, não apenas no domínio da construção naval, mas também nos setores de reparação e manutenção de embarcações, abrindo assim uma nova e estratégica frente de desenvolvimento económico para o país. Faz parte dos planos da empresa a construção nas proximidades dos estaleiros de uma escola, hospital e hotel.

Projecto de Energia Solar Franco-Japones

Itochu Corporation (HQ in Minato-ku, Tokyo), fundada em 1858 formou um consórcio com a Électricité de France (EDF), e em Novembro 2024 ganhou em concurso público o contrato de produção de energia solar em Laleia, Manatuto, investimento totalmente privado de mais de $130 milhões. O projecto combina energia solar com amarzenamento em bateria que vai diminuir drasticamente a nossa dependência do diesel com a vantagem óbvia de redução significativa de custos de produção e de transição para energia renovável.

Este projecto vai fornecer energia a Electricidade de Timor-Leste (EDTL) que por sua vez fornece energia aos estaleiros navais já referido atrás a custo muito mais baixo.

TAGS
Share This