Condecora António Guterres ! PR Horta : O Mundo Precisa de um Líder Sábio e Compassivo

Imajem : Presidente da República José Ramos-Horta e Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

SAPNewsTL, Díli – O Presidente da República José Ramos-Horta juntamente com a Primeiro-Ministro Kayrala Xanana Gusmão receberam o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que participará na comemoração do XXV Aniversario da Consulta Popular em Timor-Leste.

Depois de se reunir com o Presidente da República José Ramos-Horta, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou que a democracia de Timor-Leste está consolidada e o desenvolvimento está centrado nas pessoas.

“A democracia consolidada de Timor-Leste, defende os direitos humanos e os direitos fundamentais, 25 anos de consulta popular, Timor-Leste está empenhado em tomar medidas consistentes para satisfazer as necessidades e aspirações do povo, Timor enfrenta um progresso impressionante, um desenvolvimento que está especialmente centrado nas pessoas na educação para o seu povo em áreas remotas”. Disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, no Palácio Presidencial Nicolau Lobato, em Díli, 28/08/2024.

O Secretário-Geral da ONU afirma que a ONU continuará a apoiar as aspirações do povo timorense.

“O mundo aprende muito com a experiência de Timor, as Nações Unidas e o povo timorense estão sempre lado a lado no momento de assumir o seu próprio destino, as Nações Unidas continuam a apoiar as aspirações do povo timorense, desejam a Timor o maior sucesso.” sublinhou o secretário-geral da ONU.

António Guterres disse que Timor-Leste precisa de fazer investimentos que alcancem o acesso universal para combater a insegurança alimentar, o desemprego jovem, a crise climática e defender a igualdade de género.

O Presidente da República José Ramos-Horta considera António Guterres um homem sábio, generoso e compassivo.

“Hoje recebemos o secretário-geral da ONU, António Guterres, um homem com cérebro mas também com coração, alguns com um cérebro muito bom mas sem coração, o mundo precisa de um homem sábio e compassivo.

“A pessoa que é sensível e vê a questão de Timor-Leste é António Guterres, uma pessoa brilhante, inteligente e generosa, o mundo precisa de líderes com compaixão, muito obrigado ao Secretário-Geral da ONU. José Ramos Horta disse

O chefe de Estado de Timor-Leste disse em 1999 que António Guterres convenceu Bill Clinton, convencendo assim os Estados Unidos a apoiar forças para Timor-Leste.

“Durante a situação crucial de 1999, quando António Guterres, enquanto Primeiro-Ministro de Portugal, com a sua liderança compassiva, convenceu Bill Clinton de que os Estados Unidos queriam apoiar, há duas noites, o Presidente da República da Indonésia, BJ Habibie, disse na televisão que aceitava força da ONU a Timor-Leste”.

Nesta ocasião, o Presidente da República atribuiu a António Gueterres o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste, um reconhecimento do papel central do Secretário-Geral Guterres durante o seu mandato como Primeiro-Ministro de Portugal ‘como a mais alta honraria da nação.

Durante a reunião, o Presidente da República e o Secretário-Geral da ONU discutiram várias questões globais, incluindo a paz e a segurança, com foco nas guerras em curso em Myanmar, Gaza, Ucrânia, bem como na crise de segurança e nos esforços humanitários em curso no Sudão. .

José Ramos Horta e António Guterres concordam que um Conselho de Segurança reformado, com maior representação internacional e uma tomada de decisões mais eficaz, será fundamental na resposta aos desafios da paz e da segurança globais.

O Chefe de Estado afirmou: “A visita do Secretário-Geral Guterres reafirma o apoio que as Nações Unidas têm dado a Timor-Leste ao longo da nossa caminhada para a independência, enfrentamos desafios globais, a nossa parceria com a ONU continua a ser crucial para alcançarmos a paz, o desenvolvimento e a justiça não só para o nosso país, mas para o mundo inteiro.”

O Presidente da República sublinhou o compromisso do país em reforçar ainda mais a sua cooperação com as Nações Unidas para enfrentar os desafios regionais e globais, particularmente através de uma abordagem colaborativa à segurança e ao desenvolvimento sustentável.

Entretanto, a presença do Secretário-Geral ONU será de 28 a 31 de Agosto de 2024, no dia do encontro com o Presidente da República, Primeiro-Ministro, e participar na comemoração do 25º Aniversário da Consulta Popular.

Jornalista: Antonina Lopes da Silva

Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )