Dia Mundial de Comunicação Sociais ! Leão XIV : “Dom da Comunicação é a Verdade”

Foto : Vatican News
Sapnews Pro : O 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o título “Preservar vozes e rostos humanos”, Papa Leão XIV sublinhou que “precisamos guardar o dom da comunicação como a verdade mais profunda do homem”.
O texto é tradicionalmente publicado na memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores.
A primeira mensagem assinada por Leão XIV recorda que o rosto e a voz são os traços distintivos de cada pessoa, que manifestam a própria identidade irrepetível e constituem o elemento constitutivo de cada encontro.
“O rosto e a voz são sagrados. Foram-nos doados por Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança”, escreve o Papa. Assim, “preservá-los” significa preservar o reflexo indelével do amor de Deus. Sitou Vatican News, Vaticano, 24/01/2026
Pontifíce acrescentou que isso nos leva a refletir sobre os desdobramentos da Inteligência Artificial e sua capacidade de simular vozes e rostos humanos, tocando assim o âmago da comunicação, ou seja, a relação interpessoal.
“O desafio que nos espera não está em frear a inovação digital, mas em orientá-la, em sermos conscientes do seu caráter ambivalente. Cabe a cada um de nós levantar a voz em defesa das pessoas humanas, para que estas ferramentas possam ser verdadeiramente integradas por nós como aliadas”.
Santo Padre, afirmando que esta aliança é possível, mas precisa fundamentar-se em três pilares: responsabilidade, cooperação e educação.
Comunicações Sociais enfatiza que preservar os rostos, as vozes e o esforço do próprio pensamento é essencial para a humanidade.
O pontifice também reforçou a importância da educação em mídia, informação e inteligência artificial, para que todos possam usar a tecnologia de forma consciente e não se deixem enganar por conteúdos manipulativos ou algoritmos enviesados.
“Precisamos que rosto e voz voltem a revelar a pessoa. Precisamos guardar o dom da comunicação como a verdade mais profunda do homem, orientando a inovação tecnológica”, afirmou.

