Governo Lançou a Construção dos Mercados Municipais de Baucau e Ermera para Fortalecer a Economia Local

Imagem : Vice-Primeiro-Ministro e Ministro Coordenador dos Assuntos Sociais, Mariano Assanami Sabino em Baucau, 12/02/2026. Foto : Média GVPM

SAPNewsTL – O Governo de Timor-Leste, através do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro Coordenador dos Assuntos Sociais, Mariano Assanami Sabino, lançou oficialmente as obras de construção dos mercados municipais de Baucau e Ermera, destacando que as infraestruturas são estratégicas para fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável nos municípios.

O Vice-Primeiro-Ministro, Mariano Assanami Sabino, agradeceu ao povo de Baucau pelo trabalho conjunto com a Autoridade Municipal de Baucau, o Ministério do Comércio e Indústria e o Ministério do Planeamento e Investimento Estratégico, que possibilitou o lançamento do novo mercado para o município.

O IX Governo veio para promover o desenvolvimento e implementar os compromissos assumidos, sendo por isso necessário que todos — especialmente os partidos políticos, veteranos, autoridades de suco e de aldeia, colaborem e trabalhem juntos para garantir que as obras decorram bem.

“Em Baucau, no mês passado inaugurámos a estrada de Kaisidu a Kairavela; na semana passada lançámos a estrada urbana; hoje lançamos mais um novo mercado e outras obras, como a estrada em Bagia e noutros locais, que continuam em andamento. Tudo isto é parte importante para impulsionar a economia popular a nível de base”, afirmou o Vice-Primeiro-Ministro Mariano Assanami Sabino, em Baucau, no dia 12/02/2026.

A construção do Mercado Municipal de Baucau é da responsabilidade do empreiteiro Fujian Youngtai Construction Group Co., LTD, em joint venture com Suhurama Developer, Unipessoal, LDA, com um orçamento total de 7.139.218,43 dólares. De acordo com o plano, a construção deverá estar concluída em 13 de novembro de 2027.

Anteriormente, o Vice-Primeiro-Ministro já havia lançado a construção do Mercado Municipal de Ermera, organizada pelo Ministério do Comércio e Indústria (MCI) e implementada pela empresa Henan Fifth Construction Group Co., Ltd, da China, com um orçamento de 8.861.517,89 dólares.

Assanami Sabino considera que o mercado é extremamente importante para impulsionar a economia. Por isso, convidou toda a população a contribuir e a não criar impedimentos para que as empresas possam realizar os trabalhos dentro do prazo estabelecido.

“A obra que hoje iniciamos aqui pertence ao povo de Ermera, por isso é necessário trabalhar juntos. Não devemos olhar para partidos ou cores políticas; devemos trabalhar unidos pelo bem de Ermera”, sublinhou Assanami.

Assanami acrescentou que o IX Governo Constitucional já lançou a estrada de Gleno a Letefoho e a estrada urbana, e que, conforme o plano, serão lançadas também as estradas de Letefoho a Atsabe e de Atsabe a Hauba, em Bobonaro. Todas estas obras visam cumprir os compromissos assumidos durante a campanha.

“Não viemos apenas fazer promessas, viemos para concretizar, mesmo que seja passo a passo. Por isso, todos devem estar atentos e não ouvir propagandas diversas de pessoas irresponsáveis. Vamos juntos rumo a um desenvolvimento sustentável”, afirmou o Vice-Primeiro-Ministro.

Assanami confirmou ainda que o Governo irá lançar hospitais, tribunais municipais, edifícios das autoridades, habitações dignas e outras infraestruturas, apelando para que “todos os cidadãos de Ermera se preparem para acolher estes desenvolvimentos”.

Segundo o plano, no final de fevereiro, o MCI lançará também o Mercado Municipal de Lautem. Atualmente, os técnicos estão a redesenhar os mercados de Maliana, Ainaro, Suai e Viqueque.

Share This

COMMENTS