Projeto MITLTW Implementado em Timor-Leste Reforça Gestão Sustentável das Bacias Transfronteiriças

Imagem : Especial. Foto : CI-TL
SAPNewsTL, Díli : A Conservation International Timor-Leste (CI-TL), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária, Pescas e Florestas (MAPPF), está a reforçar a gestão sustentável das bacias hidrográficas partilhadas entre Timor-Leste e Indonésia através da implementação do Projeto MITLTW.
No âmbito do projeto, a CI-TL, em colaboração com o MAPPF, realizou um workshop sobre a Análise Diagnóstica Transfronteiriça (TDA) das bacias hidrográficas Talau–Loes e Mota Masin.
O Diretor País da CI-TL, Manuel Mendes, explicou que a iniciativa tem origem no Memorando de Entendimento (MoU) assinado em 2015 entre o Governo da Indonésia, representado pela então Ministra do Ambiente e Florestas, Siti Nurbaya, e o Governo de Timor-Leste, representado pelo então Ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau Aleixo da Silva. O acordo foi prorrogado em 2023. Em 2017, foi ainda assinado um Acordo de Implementação (IA) para operacionalizar a cooperação.
As áreas prioritárias do Acordo de Implementação incluem:
- Troca de informações sobre procedimentos padrão em casos de inundações e deslizamentos, condições das bacias transfronteiriças (montante e jusante), técnicas de reabilitação e gestão de bacias hidrográficas;
- Intercâmbio entre agências relevantes e partes interessadas;
- Formulação conjunta de planos de gestão das bacias hidrográficas transfronteiriças;
- Implementação, monitorização e avaliação conjunta dos planos de gestão.
O Gestor Regional da CI-TL, Demétrio de Carvalho, afirmou que o principal objetivo do workshop de início da TDA é recolher informações preliminares dos participantes e introduzir o conceito da Análise Diagnóstica Transfronteiriça.
Por sua vez, o Secretário de Estado das Florestas, Fernandino Vieira, destacou que a água é elemento fundamental para a vida, economia e sustentabilidade ambiental.
“As bacias hidrográficas Talau–Loes e Mota Masin, que ligam Timor-Leste e Indonésia, não são apenas linhas no mapa, mas artérias de vida para as comunidades de ambos os lados da fronteira”, afirmou durante o seu discurso no Hotel Timor, no dia 12 de fevereiro de 2026.
Segundo o governante, a TDA será conduzida por especialistas da Universitas Nusa Cendana (UNDANA), em Kupang, enquanto parceira académica. O estudo irá identificar desafios ambientais e socioeconómicos, criando uma base de dados científica sólida para orientar políticas e futuras intervenções.
Os resultados da TDA servirão de base para a elaboração de um Programa de Ação Estratégico, que incluirá medidas concretas para proteger os ecossistemas, reforçar a segurança hídrica, aumentar a produtividade agrícola e melhorar os meios de subsistência das comunidades que dependem dos recursos hídricos transfronteiriços.
O Secretário de Estado reafirmou o compromisso do MAPPF em integrar os resultados do estudo nas políticas e programas nacionais, elogiando o papel da CI-TL como agência implementadora e facilitadora da cooperação entre as partes.
No mesmo evento, o Presidente da Autoridade Municipal de Covalima, Miguel Armada Cardoso, destacou que o setor agrícola do município enfrenta desafios relacionados com a escassez de água, apesar da existência de algumas infraestruturas de irrigação, como o sistema de irrigação de Kayrala, que recebe água de Bonuk, em Ainaro.
Segundo informou, a produção de arroz em 2024 registou uma média de 2 a 3 toneladas por hectare. Contudo, com a aplicação de medidas de intensificação e mecanização agrícola, a produtividade aumentou em 2025 para 4 a 5 toneladas por hectare.
O município dispõe atualmente de 21 tratores de grande porte, mais de 60 tratores manuais, 60 máquinas de colheita e 30 máquinas de plantação, que contribuem para o aumento da produção agrícola.
Apesar dos avanços, a distribuição de água continua a ser um desafio, sobretudo nas áreas de Suai e em alguns postos administrativos. As autoridades locais planeiam coordenar com o Ministério das Obras Públicas para encontrar soluções sustentáveis de abastecimento de água para Zumalai e Tilomar.
O Inception Workshop reuniu representantes do governo, especialistas técnicos e partes interessadas a nível nacional e municipal, bem como líderes comunitários de 12 sucos em Covalima e Bobonaro, com o objetivo de apresentar a metodologia da Análise Diagnóstica Transfronteiriça (TDA), rever dados iniciais sobre clima e hidrologia e coletar informações locais como base para a avaliação de campo.
O Projeto MITLTW é financiado pelo Global Environment Facility (GEF) e implementado pela CI-TL em parceria com instituições nacionais dos dois países. O objetivo é fortalecer a gestão colaborativa dos recursos hídricos partilhados entre Timor-Leste e Indonésia, essenciais para a agricultura, biodiversidade e subsistência das comunidades fronteiriças, durante o período de 2025 a 2030.


