Papa Poderá Visitar Indonésia, Singapura e Timor-Leste Este Ano

Papa Poderá Visitar Indonésia, Singapura e Timor-Leste Este Ano

SAPNewsTL, América : É provável que o Papa Francisco visitará no final de Agosto quatro países da Ásia – Indonésia, Singapura, Timor-Leste e Papua Nova Guiné.

Segundo America, revista católica mensal publicada pelos Jesuítas dos Estados Unidos, o Papa Francisco planeava visitar a Ásia em 2020. No entanto, a pandemia da COVID-19 causou um atraso na visita agendada.

“Timor-Leste tem o maior número de católicos na Ásia – 97% dos seus 1,4 milhões de habitantes são católicos. Em contraste, apenas 26% dos 10 milhões de habitantes da Papua Nova Guiné são católicos. Há muito tempo que Francisco deseja visitar os dois pequenos países da periferia do mundo”. Cite Segundo America, revista católica mensal publicada pelos Jesuítas dos Estados Unidos, 10/01/2024. SAPNewsTL Screenshoot

A Indonésia, por outro lado, tem o maior número de muçulmanos de qualquer país do mundo, e Singapura tem apelado ao Vaticano para visitar a cidade-estado.

Embora não seja provável, Francisco também poderá ir ao Vietname este ano. As coisas melhoraram entre a Santa Sé e o Vietname.

O governo vietnam permitiu que a Santa Sé abrisse um escritório e teve um representante residente no país no ano passado. Esta foi a primeira vez desde o fim da Guerra do Vietname que isto foi possível.

Em julho do ano passado, o presidente do Vietnam reuniu-se com o papa e, em dezembro, disse ter enviado ao Papa Francisco uma carta formal pedindo-lhe que visitasse o país.

Alguns dizem que Francisco quer aceitar a oferta do presidente, mas o Vaticano prefere que a visita do Papa ocorra depois de estabelecer relações diplomáticas plenas.

De acordo com um alto funcionário do Vaticano falando aos Estados Unidos, o governo vietnam poderia formar rapidamente laços diplomáticos, semelhante ao caso de Myanmar, onde os laços foram estabelecidos meses antes de Francisco visitar o país em 2017.

Além dos países asiáticos, o Papa pretende visitar este ano a Bélgica e a Argentina (sua terra natal).

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu a Francisco que visitasse Paris para a reabertura da famosa Catedral de Notre-Dame, em 8 de dezembro de 2024, embora Francisco ainda não tenha revelado os seus planos.

Enquanto, o Papa Francisco esteve em 61 países em 44 viagens fora da Itália desde que se tornou papa em 2013.

Jornalista : Marcela Mery da Costa

Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )