Dia da Consulta Popular ! Timorenses Comemorará Junto Com O Secretário-Geral Da ONU

Imajem : Entrevista Primeiro Ministro Kayrala Xanana Gusmão

SAPNewsTL, Díli – O Primeiro-Ministro (PM), Kay Rala Xanana Gusmão reuniu-se com o Presidente da República (PR) José Ramos Horta, para discutir o mecanismo de preparação das condições para a comemoração da Consulta Popular de 30 de Agosto para o XXV

O Chefe do Governo disse, nesta reunião, ter informado o Presidente da República (PR) José Ramos Horta sobre a informação recebida pelo Governo de Timor-Leste das Nações Unidas sobre a visita do Secretário-Geral das Nações Unidas. António Guterres veio a Timor-Leste, para participar no dia da Consulta Popular 30 de Agosto pela 25ª vez.

“O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, participará na comemoração da consulta popular, por isso discutimos o mecanismo de preparação de condições no contexto da comemoração do 25º aniversário do povo de Timor-Leste que reflita a história do referendo, para compre a liberdade para a independência com ossos e sangue. O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão disse aos jornalistas após o encontro semanal com o Presidente da República no Palácio Presidencial, Aitarak-laran, quinta-feira (27/06/2024)

O Primeiro-Ministro acrescentou que a história do referendo é um acto político que é muito importante para recordar os heróis e heroínas que sacrificaram as suas vidas pela luta de libertação nacional. Porque o sentido do referendo é que o povo compre a independência da tortura, das violações dos direitos humanos e da difamação para construir um Estado de direito democrático livre e independente, sublinhou.

“O povo timorense grita que Xanana é o herói da luta contra os invasores indonésios, mas isso não é verdade. O povo é o herói do processo de luta contra o inimigo, porque Timor-Leste conquistou a independência com a participação do povo que trabalhou clandestinamente para apoiar a base militar das FALINTIL na ilha contra os nossos inimigos militares, os indonésios”. Declara Xanana

O Primeiro-Ministro Xanana disse que em 1978 o povo timorense perdeu a sua base de apoio, as FALINTIL que têm 32 armas estão firmes. As FALINTIL perderam um grande número da sua população e cães durante o contra-ataque contra os militares indonésios. Assim, em 1983, as FALINTIL reorganizaram-se novamente com o seu efetivo de quinhentos e 500 homens, disse ele.

“O dia 30 de agosto é muito importante porque vamos celebrar a vitória do povo junto com o secretário-geral das Nações Unidas. por isso, apelo ao povo de Timor-Leste que está espalhado pelo mundo para que celebremos o histórico dia 30 de Agosto, que assinalaram em 1999 através de um referendo, para conquistar a vitória da independência”.

Entretanto, após o encontro com o Presidente da República, o Primeiro-Ministro apelou também aos dirigentes que assumem cargos, nas instituições públicas, aos Ministros, aos Deputados e a todos os responsáveis ​​que trabalham para servir o povo e a nação devem servir com coração, transparência para desenvolver este país e melhorar a vida das pessoas.

Jornalista : Guilhermino Ramos

Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )